sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Criada equipa de coordenação ribeiras/novo cais de cruzeiros

Por EMANUEL SILVA
Por despacho conjunto de Cunha e Silva e Conceição Estudante, foi criada uma equipa de coordenação para proceder ao acompanhamento dos trabalhos da obra de “Intervenção nos Troços Terminais das Ribeiras de Santa Luzia e de João Gomes”, a qual inclui a valorização urbanística do depósito de inertes constituído a nascente do Cais do Funchal.
A obra de “Intervenção nos Troços Terminais das Ribeiras de Santa Luzia e de João Gomes” inclui a valorização urbanística do depósito de inertes constituído a nascente do Cais do Funchal, na sequência imediata à aluvião de 20 de fevereiro de 2010, obra esta da responsabilidade da Vice-Presidência do Governo Regional (VP), através da Direção Regional de Infraestruturas e Equipamentos (DRIE).
Refira-se que estão em fase de conclusão os trabalhos preparatórios do Novo Cais de Cruzeiros, localizado diante do depósito de inertes referido anteriormente, obra esta da responsabilidade da APRAM -Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, SA (APRAM).
"Findos tais trabalhos preparatórios, a obra da APRAM começará a ter implicações diretas com a obra da VP/DRIE, o que recomenda uma adequada coorde- nação entre as mesmas, designadamente quanto aos processos de dragagem e fase final de ligação física entre as duas obras", justifica o despacho hoje publicado.
Uma das implicações da obra do Novo Cais de Cruzeiros é a de proteger o novo espaço de lazer e fruição pública a criar no local onde se situava o depósito de inertes, o que traduz uma relação de complementaridade entre as referidas obras.
Tal complementaridade recomenda que a obra do Novo Cais de Cruzeiros seja acompanhada por um grupo técnico afeto aos dois donos de obra, de forma a permitir a adequada coordenação e articulação dos aspetos técnicos associados à execução, programação e interligação física ente esta obra e a da VP/DRIE.
A equipa de cooredenação terá de "compatibilizar metodologias de trabalho, definir zonas de intervenção conjunta e compatibilizar calendários de execução de obra". Foi, assim, recomendável a constituição de uma equipa de coordenação conjunta, com representantes de ambos os donos de obra.
""al equipa de coordenação permitirá agilizar procedimentos, facilitar soluções de compatibili- zação entre as duas obras e garantir que decisões unilaterais de um dos donos de obra não afete negativamente a execução da outra obra, devendo, por conseguinte, envolver não só os dirigentes máximos de ambos os organismos mas também representantes do seu corpo técnico", justifica o despacho.
Assim, Alexandra Mendonça, presidente do Conselho de Administração da APRAM e Daniel Figueiroa, Diretor Regional de Infraestruturas e Equipamentos foram designados para dirigir a equipa de coordenação, que deverão nomear dois representantes de cada um dos organismos para integrar a referida equipa.
Competirá à equipa de coordenação proceder ao acompanhamento dos trabalhos da obra do Novo Cais de Cruzeiros, cuidando de garantir a sua boa articulação, analisar e propor as melhores soluções técnicas de compatibilização dos trabalhos e da sua calendarização e bem assim avaliar todas as questões técnicas que possam surgir no decurso dos trabalhos no terreno.
A equipa de coordenação manter-se-á em funções até à conclusão da obra do Novo Cais de Cruzeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário