sábado, 7 de dezembro de 2013

Pedro Martins e Manuel Machado estão empatados nos duelos entre ambos na Liga: quem desempata?


Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

Numa altura em que o ambiente aquece, e muito, fora do relvado, o Domínio Público antecipa o dérbi deste domingo com o foco nos treinadores e mostra as curiosidades do percurso de Pedro Martins e de Manuel Machado. E estão empatados no confronto entre ambos na Liga, à frente do Marítimo e do Nacional.

Pedro Martins tem 43 anos, é treinador principal desde 2006 e há quatro anos "saltou" pela primeira vez para o comando de um clube da Liga, no caso, o Marítimo. Manuel Machado tem 58 anos é treinador principal desde 1995 e tem já no currículo 15 presenças na Liga ao comando de seis clubes distintos. Curiosamente, ambos têm mais ou menos o mesmo tempo à frente das equipas técnicas verde-rubras e alvi-negras respetivamente: cerca de quatro épocas cada. A exceção é que Manuel Machado já saiu e voltou à Choupana três vezes em alturas diferentes.

Estes são os dois homens que este domingo vão guiar os jogadores para mais um dérbi regional, o dérbi de todos os dérbis, o jogo de todos os jogos na Madeira. Apesar de os dois treinadores já terem um percurso relativamente longo em cada clube, este será só terceiro dérbi que vão disputar entre si. Os restantes aconteceram precisamente na época passada.

E quem leva a melhor? Pedro Martins ou Manuel Machado? Pois bem, o resultado é um empate, com um ligeiro sinal mais para o treinador verde-rubro. Ou seja, nos Barreiros Pedro Martins foi rei e senhor. Guiou a equipa à vitória sobre o rival por 2-0, com golos de Fidélis e de Sami, curiosamente a 9 de Dezembro, precisamente um dia depois do dérbi no Caldeirão deste ano.
Já na Choupana, Machado impôs a lei. Vitória do Nacional, mas pela margem mínima. 2-1 no marcador, com golos de Candeias e Claudemir. Suk fez o golo de honra verde-rubro que dá também uma curta vantagem para Martins no duelo com Machado, isto apesar do empate.

Antes da temporada passada ambos nunca se tinham cruzado no relvado, já que Pedro Martins só ascendeu à equipa principal do Marítimo no final de 2010. Nesse mesmo ano, mas alguns meses antes, Manuel Machado abandonava o comando técnico alvi-negro ao fim de duas épocas na Madeira.

Martins e Machado, ambos já fizeram história nos respetivos clubes
Metódicos, organizados, rigorosos e muito disciplinados, quer Pedro Martins, quer Manuel Machado sabem que já fizeram história nos rivais da ilha. Sabem também que têm o carinho e admiração dos respetivos adeptos por tudo o que têm atingindo nos clubes. O que não sabem é quem irá sorrir este domingo. Para que lado da balança pode pender o eventual desempate entre os líderes do balneário? A resposta será conhecida... um pouco antes das 18 horas deste domingo! E você, o que acha?

Sem comentários:

Enviar um comentário