terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Nuno Rocha: das dificuldades em Cabo Verde à ascensão no Marítimo


Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

O Domínio Público mostra tudo sobre o novo talento verde-rubro, o médio Nuno Rocha, que marcou o golo da vitória do Marítimo sobre o Vitória de Setúbal, este domingo. Fique a saber, por exemplo, que o jogador é o único do plantel principal a viver no Lar do Jogador, ao lado do Complexo verde-rubro, e que na cidade de Mindelo, em Cabo Verde, passou dificuldades na infância. Nuno Rocha, 21 anos, é mais um "produto" da equipa B verde-rubra.

Foi no bairro da Casa Câmara, no Mindelo, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, que o pequeno Nuno Rocha deu os primeiros pontapés numa bola. Tinha sete anos. O ingresso no conhecido Batuque FC não tardou, clube onde o ex-colega Heldon começou a jogar e onde Nuno Rocha se cruzou com Edivândio, Armando e Kukula., agora colegas no Marítimo.

Nuno Miguel Monteiro Rocha era um dos quatro irmãos da casa e os tempos de infância não ficaram marcados por facilidades. Pelo contrário, as dificuldades foram uma realidade na família Rocha e Nuno olhava para o futebol como a via ideal para um futuro risonho. Em 2009, Nuno participou no Campeonato de Clubes, em França, em sub-18, uma verdadeira montra para vários jogadores provenientes de todos os cantos do Mundo. Através de um empresário, Nuno, e outros dois cabo-verdianos, o lateral direito Armando e o avançado Kukula, receberam o convite para fazer testes no Marítimo, onde acabaram por ficar na equipa de juniores do clube que disputava então os Nacionais.

O Lar do Jogador, ao lado do Complexo do clube, em Santo António, foi o local que serviu de teto para Nuno Rocha que, curiosamente, ainda por lá continua. É mesmo o único jogador do plantel principal a residir no lar que acolhe muitos jovens jogadores verde-rubros.

Nuno Rocha é Té para os colegas
Té. É este o apelido de Nuno Rocha no Marítimo, apelido com o qual é tratado dentro do balneário, nome que já vem de infância e que não tem nenhum significado em especial. Na época passada Nuno Rocha esteve a um pequeno passo de integrar o plantel principal, o que acabou por não acontecer, e esta temporada o jovem de Cabo Verde jogou pela primeira vez na equipa principal no Farense-Marítimo da Taça da Liga, a 25 de Setembro de 2013, tendo, inclusive marcado um golo na estreia. Depois de muitos minutos pela equipa B, Pedro Martins decidiu recorrer ao jovem médio a partir de Janeiro, e com sucesso.

Primeiro golo na Liga frente ao Setúbal
Nuno Rocha jogou frente ao Sporting e ao FC Porto para a Taça da Liga e foi titular em mais seis jogos do campeonato, o último dos quais no último fim de semana frente ao Vitória de Setúbal, jogo que ficou marcado pela vitória do Marítimo por 1-0, com o único golo do jogo a ser apontado por...Nuno Rocha, cabo-verdiano que fez o primeiro golo de sempre na Liga.

O jovem médio natural de Cabo Verde tem trazido a dinâmica que faltava ao meio-campo, e está a ser um verdadeiro 8, o tal box-to-box que o Marítimo há muito procurava. Nuno é bom tecnicamente, tem um bom toque de bola e sabe jogar bem em profundidade para os extremos, com uma grande vantagem: defende e ataca. E só tem 21 anos...

Enzo Perez e Káká como ídolos
Próximo de Danilo Pereira, Gegé, João Diogo e Rúben Brígido, Nuno Rocha assume uma postura discreta nos treinos mas muito trabalhadora. Enzo Perez é a grande referência do jogador no campeonato português, enquanto que lá fora Pablo Aimar, mas principalmente Káká são os jogadores preferidos. Outra curiosidade: Nuno tem primos a jogar no Sporting. São os pequenos Paulo e Fábio, nos escalões de formação leoninos.

Sem comentários:

Enviar um comentário