O Domínio Público é um projecto de jornalistas com provas dadas e uma experiência profissional de muitos anos. É a paixão pela informação que nos une.
sexta-feira, 9 de maio de 2014
Leonel Pontes: da redução salarial à importância de Jorge Mendes num contrato invulgar
Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA
A RTP Madeira noticiou em primeira mão a contratação de Leonel Pontes para treinador do Marítimo. O Domínio Público dá-lhe todos os pormenores da escolha de Carlos Pereira para orientar a equipa principal verde-rubra durante duas épocas.
Os primeiros contactos, ainda que superficiais, entre o Marítimo e Leonel Pontes começaram aquando da visita do adjunto de Paulo Bento à Madeira no final do mês de Março.
Pontes participou num seminário sobre futebol de formação tendo na altura elogiado o Marítimo - «É um clube exímio a contratar jovens jogadores. Um dos exemplos foi a contratação do Pepe...».
Leonel Pontes tinha um contrato com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) até ao final do Euro 2016, por isso as negociações com o Marítimo foram demoradas e algo complexas. A juntar a isso, o próprio Paulo Bento, sabe o Domínio Público, também não quis abrir mão logo de imediato do seu eterno adjunto, do braço-direito há 12 anos, desde que ambos treinavam os juniores do Sporting (seguiu-se a equipa principal do Sporting e a seleção de Portugal a partir de 2010.)
Apesar de tudo, a FPF acabou por facilitar na vinda do técnico madeirense já que chegou a acordo para a rescisão do contrato de Pontes com a FPF, sem que para isso o Marítimo tivesse pago qualquer contrapartida financeira. Uma rescisão que, contudo, não implica a saída imediata já que Pontes vai continuar na seleção até terminar o Mundial do Brasil.
JORGE MENDES INTERMEDIOU O NEGÓCIO
Outra nota importante deste negócio foi a ação do mega-empresário Jorge Mendes, atual empresário de Cristiano Ronaldo, e com fortes ligações à FPF. Foi ele que intermediou todos os passos da transferência e fez o importante elo de ligação entre o organismo e o clube madeirense.
Aliás, a própria transferência vem fortalecer os laços entre a FPF e o Marítimo, reforçando, assim, a imagem nacional e também europeia do clube verde-rubro. Para além disso, o negócio "abre as portas" do maior empresário do Mundo ao Marítimo, com todos os eventuais benefícios futuros que tal ligação poderá vir a trazer.
CEDÊNCIA NO SALÁRIO PARA A ESTREIA COMO PRINCIPAL
A grande vontade de Leonel Pontes em abraçar um projeto pela primeira vez como treinador principal, ainda para mais na terra-natal e no Marítimo - tendo também em conta que o técnico entende estar na idade ideal para isso, 41 anos - foi o principal argumento para que o negócio se tivesse concretizado.
O Domínio Público sabe que Leonel Pontes vai auferir um salário bem inferior no Marítimo em comparação ao da FPF, mas esse fator não pesou na decisão já que o técnico natural do Porto da Cruz olha para esta oportunidade como uma forma de começar um novo, e ambicioso, capítulo na carreira.
INVULGAR CONTRATO DE DOIS ANOS COM UMA INTENÇÃO BEM CLARA
O contrato de duas épocas assinado entre Leonel Pontes e o Marítimo foge à tendência nacional, de há alguns anos a esta parte, na realização de contratos com a duração de apenas uma época. A ideia é clara: dar estabilidade à nova equipa técnica para desenvolver um trabalho de profunda interligação entre todos os escalões do clube (aproveitando a vasta experiência de Pontes nesta área), e cada vez mais tendo a equipa B como grande suporte da equipa principal. Para além disso, os dois anos são também para dar estabilidade de forma a que seja feito um trabalho consistente tendo sempre em mente a realização de épocas competitivas com a Liga Europa como grande objetivo.
IVO VIEIRA COMO ADJUNTO DEPENDE DE PONTES
A possível ida de Ivo Vieira para treinador adjunto da equipa principal está nas mãos de Leonel Pontes, que tem "carta branca" para escolher a equipa com quem vai trabalhar até 2017. Certa é a continuidade de Ivo Vieira na estrutura técnica Marítimo, tal como já foi anunciado pelo presidente do Marítimo, podendo até manter-se nas atuais funções de treinador da equipa B, caso seja esse o entendimento de Leonel Pontes que no Marítimo vai encontrar o antigo colega do Sporting, e amigo, Nuno Naré, coordenador do futebol de formação verde-rubro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário