sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Director do SIS de saída da Madeira após discreta comissão de serviço de mais de três anos

Por EMANUEL SILVA


Não há razões para desconfiar do Serviço de Informação e Segurança (SIS), garantiu, à chegada  à Madeira, em Abril de 2011, o director regional do SIS, após apresentar cumprimentos ao presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), Miguel Mendonça.
José Gouveia Almeida foi nomeado em Março de 2011 e, em breve, passa o testemunho. No próximo dia 24 de Outubro será recebido, pelas 15 horas, pelo Representante da República para a Madeira para apresentação de cumprimentos de despedida.
Na Madeira, conforme se propôs, terá reforçado o princípio da cooperação institucional que tem pautado as relações institucionais, quer entre as forças e serviços de segurança quer entre os órgãos regionais. 

A sua passagem pela Madeira fica marcada pela discrição.

O SIS é um serviço do Estado com competências para a produção de informações de segurança destinadas a garantir a segurança interna; prevenir a sabotagem, terrorismo e espionagem; e prevenir a prática de actos, que pela sua natureza, possam alterar ou destruir o Estado de direito constitucionalmente estabelecido. 

É missão do SIS o apoio à decisão, numa perspectiva preventiva, procurando antecipar fenómenos; conhecendo as ameaças que se colocam à segurança colectiva e antecipando a tutela do Estado relativamente à investigação criminal.
O SIS combate as seguintes ameaças: terrorismo transnacional; espionagem clássica; espionagem económica; crime Organizado; extremismos ideológicos, religiosos; branqueamento de capitais; tráfico internacional de armas de destruição em massa (ADM) -Proliferação; tráfico de seres humanos e migrações ilegais; cibercriminalidade; e novas formas de crime.



Sem comentários:

Enviar um comentário