Não há razões para desconfiar do Serviço de Informação e Segurança (SIS), garantiu, à chegada à Madeira, em Abril de 2011, o director regional do SIS, após apresentar cumprimentos ao presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), Miguel Mendonça.
José Gouveia Almeida foi nomeado em Março de 2011 e, em breve, passa o testemunho. No próximo dia 24 de Outubro será recebido, pelas 15 horas, pelo Representante da República para a Madeira para apresentação de cumprimentos de despedida.
Na Madeira, conforme se propôs, terá reforçado o princípio da cooperação institucional que tem pautado as relações institucionais, quer entre as forças e serviços de segurança quer entre os órgãos regionais.
A sua passagem pela Madeira fica marcada pela discrição.
O SIS é um serviço do Estado com competências para a produção de informações de segurança destinadas a garantir a segurança interna; prevenir a sabotagem, terrorismo e espionagem; e prevenir a prática de actos, que pela sua natureza, possam alterar ou destruir o Estado de direito constitucionalmente estabelecido.
É missão do SIS o apoio à decisão, numa perspectiva preventiva, procurando antecipar fenómenos; conhecendo as ameaças que se colocam à segurança colectiva e antecipando a tutela do Estado relativamente à investigação criminal.
O SIS combate as seguintes ameaças: terrorismo transnacional; espionagem clássica; espionagem económica; crime Organizado; extremismos ideológicos, religiosos; branqueamento de capitais; tráfico internacional de armas de destruição em massa (ADM) -Proliferação; tráfico de seres humanos e migrações ilegais; cibercriminalidade; e novas formas de crime.
Sem comentários:
Enviar um comentário