segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Antiquário madeirense realiza exposições e lança livros sobre porcelana chinesa para o mercado japonês


Por LUÍS ROCHA

O antiquário madeirense Jorge Welsh, que mantém galerias em Lisboa e em Londres e cujo trabalho, principalmente no âmbito das porcelanas orientais, alcançou notoriedade e reconhecimento pela sua qualidade, tem já pronta uma nova edição, nomeadamente um livro intitulado 'Ko-sometsuke - Porcelana da China para o mercado japonês". O lançamento será acompanhado de exposições simultâneas em Londres e na capital portuguesa, respectivamente no nº 116 da Kensington Church Street e no nº 43 da Rua da Misericórdia, as quais serão inauguradas no primeiro caso às 17 horas de 31 do corrente mês de Outubro (ficará patente ao público até 9 de Novembro) e no segundo caso às 18h30 de 14 de Novembro (poderá ser vista até 7 de Dezembro).
As mostras serão constituídas por um raro e interessante conjunto de pequenos pratos encomendados pelos mestres de chá japoneses aos mestres de porcelana chineses.
Paralelamente à realização de importantes exposições e à actividade comercial internacional desenvolvida, Welsh conta já com um rol importante de publicações através da 'Jorge Welsh Books', que iniciou em 1999 e que reúne já mais de uma dezena e meia de livros, todos eles referências relevantes sobre peças absolutamente notáveis, desde a arte Namban à porcelana da dinastia Qing.
'Important Collection of Chinese Export Porcelain', 'Christian Images in Chinese Porcelain', 'Western Orders of Chinese Porcelain', 'Zhangzhou Export Ceramics: The So-Called Swatow Wares', 'European Scenes on Chinese Art' ou 'Art of the Expansion and Beyond' são apenas alguns dos títulos já lançados no mercado. 'Ko-sometsuke' vem juntar-se-lhes.
Conforme explica o antiquário, a porcelana 'Ko-sometsuke', que significa azul e branco, foi produzida especificamente para o mercado japonês durante as décadas finais da dinastia Ming (1368-1644). A falta de patrocínio imperial chinês durante este período fez com que os artesãos de Jingdezhen, na província de Jiangxi, procurassem novos mercados para a sua porcelana. Isto coincidiu com a popularidade crescente da cerimónia do chá no Japão, que requeria uma variedade de diferentes utensílios. Em consequência desta realidade, o comércio de porcelana da China para o Japão floresceu nesta época. As peças 'Ko-sometsuke' eram concebidas para o gosto japonês, "numa espantosa variedade de estranhas, assimétricas e ocasionalmente humorísticas formas".
O livro agora editado, na prática um esclarecedor catálogo destas peças, apresenta uma série de pratos designados como 'mokozuke', usados durante a cerimónia do chá e que constituem o testamento de um período particularmente criativo e da capacidade de adaptação dos ceramistas chineses às interacções culturais.
Com a porcelana chinesa a alcançar valores impressionantes nos mercados internacionais e com um renascimento do interesse no Ocidente e no Oriente por esta forma de arte, este é mais um importante contributo de um antiquário nosso conterrâneo.
Mais informações podem ser pedidas para 'Jorge Welsh Books', Kensington Church Street, London W8 48H, UK, ou pelo fax +351213930703. Endereço na Net: books@jorgewelsh.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário