domingo, 27 de outubro de 2013

Gripe: vacinar ou não as crianças?

Por PATRÍCIA GASPAR

Se a vacinação nem sempre é um tema pacífico, no caso da vacina contra a gripe a discussão é ainda mais demarcada. Por esta altura, já muitos pais se questionam: devemos vacinar as nossas crianças?

Em Portugal, a vacinação contra a gripe é recomendada pela Direcção Geral de Saúde (DGS) para as crianças com mais de 6 meses de idade que sofram de doenças crónicas dos pulmões, do coração, dos rins ou do fígado, diabetes em tratamento ou outras doenças que diminuam a resistência às infeções.

Já a Academia Americana de Pediatria defende a vacinação mesmo nas crianças saudáveis, sobretudo as que frequentam  creches ou convivem com adultos acima dos 65 anos.
A Academia Americana de Pediatria baseia-se em resultados de estudos que demonstraram que os bebés com menos de 2 anos de idade são hospitalizados devido a complicações relacionadas com a gripe na mesma proporção que as pessoas idosas.

No nosso País, dados publicados na página da Direcção Geral de saúde (DGS) revelam que a gripe afecta anualmente entre 10 a 40% das crianças, sendo que entre cerca 0,5 e 1% das crianças infectadas requer internamento. A maior taxa de hospitalização é obtida no grupo de lactentes menores de 6 meses de idade e nas crianças com patologia prévia.

À falta de unanimidade sobre a vacinação contra a gripe, a decisão acaba por ficar sob a responsabilidade dos pais em consonância com o seu médico pediatra. Sobre este assunto, o ‘Domínio Público’ ouviu a pediatra madeirense Carmo Camacho.


Perguntas à pediatra Carmo Camacho

É importante vacinar as crianças contra gripe?
Eu considero importante, se as crianças têm infeções de repetição, se estão no infantário e, estando sujeitas ao contacto com as outras crianças, têm infeções de repetição.
Nem todos os bebés são iguais. Quando estão no infantário e desenvolvem infeções de repetição, pode significar que ainda estão imaturos em termos imunológicos. Nestes casos ou nos casos em que os bebés nasceram com peso a mais ou prematuros, que têm um padrão alérgico ou que têm patologias de base – são asmáticos, têm bronquiolites de repetição -, a indicação é para fazer a prevenção das infeções ao longo do Inverno, através da vacina contra a gripe.

Há riscos inerentes?
Todos os medicamentos têm associados alguns riscos, mas são mínimos. A indicação da Direção Geral de Saúde é para se fazer a vacina quando se justifique. É uma vacina que não convém fazer quando os bebés são alérgicos à proteína do ovo porque tem ovo na sua composição. De resto, não há à partida nenhuma contraindicação.

Há outros casos em que a criança não deve tomar a vacina contra a gripe?
Se a criança estiver doente com febre ou se for alérgica a uma substância que se sabe estar presente na vacina.

Altura ideal ou idade para administrar a vacina?
Deve ser administrada no fim de Setembro e no princípio de Outubro que é também a altura em que as vacinas estão disponíveis no mercado.
Antes dos seis meses não deve se fazer a vacina. A partir daí, é até à idade adulta. Aliás é também recomendável nos idosos e nos adultos com infeções crónicas. A partir dos 65 anos, toda a gente devia fazer a vacina porque previne as infeções mais graves.

Sem comentários:

Enviar um comentário