segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Hotel a funcionar há 15 anos com licença que não existe

Na sequência de uma acção popular, o Supremo Tribunal Administrativo declarou inexistente o licenciamento do Hotel ‘Calheta Beach’

Por EMANUEL SILVA

O jornal 'Público' trouxe ontem a história mas o 'Domínio Público' dá-lhe mais pormenores.

Foi uma das primeiras acções populares propostas na Madeira desde que tal expediente se tornou 'moda'. A acção foi proposta no final da década de 90 por acção da 'Cosmos' e da 'Geota' no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa e só depois remetida ao Funchal (TACF) porque o tribunal da Madeira ainda não estava instalado.
Em causa o licenciamento das obras do então hotel 'Onda Azul', na vila da Calheta, Madeira, em área de Domínio Público Marítimo (DPM). O prédio situa-se dentro dos 50 metros contados da linha máxima da preia-mar. Não houve atribuição de direito de uso privativo do DPM.
O Conselho de Governo da Madeira resolveu, a 26 de Junho de 1998, viabilizar o projecto apresentado por uma sociedade do poderoso empresário da construção civil, Avelino Farinha.
A acção popular 'atacou' o despacho do presidente da Câmara da Calheta (CMC), de 16 de Setembro de 1997, que deu luz verde à emissão do alvará de construção do hotel de 4 estrelas (remodelação da estalagem até então existente) com quatro pisos (três + piso 0), 52 quartos e duas suites (108 camas), isentando-o de taxas.
A CMC contestou a acção alegando que não foi ela a licenciar o projecto mas a Direcção Regional de Turismo (DRT). O processo já vinha de trás. A 31 de Outubro de 1996, a DRT informou a CMC de que tinha aprovado o projecto apresentado em 1995, após consulta das seguintes entidades: CMC, Secretaria Regional do Equipamento Social e Ambiente e Secretaria Regional de Economia e Cooperação Externa.
Depois de alguns incidentes processuais, a 15 de Julho de 2005, o Tribunal do Funchal julgou procedente a acção popular e declarou a nulidade do acto de licenciamento municipal das obras de construção bem como a nulidade do despacho do edil de 16 de Setembro de 1997 que mandou emitir o alvará de licença de construção. Mais declarou “a inexistência do acto de licenciamento municipal de obras de construção do edifício”.
A CMC recorreu para o Supremo Tribunal Administrativo (STA) que, a 17 de Dezembro de 2008, ordenou que o processo baixasse ao Funchal para suprir a falta de pronúncia sobre a questão da inutilidade superveniente da lide por o autor da acção popular não ter apresentado alegações.
A 3 de Maio de 2012, o Tribunal do Funchal ultrapassou essa formalidade processual e, quanto à questão de fundo, julgou procedente o pedido e declarou a inexistência do acto de licenciamento municipal das obras de construção do edifício do Hotel, bem como a nulidade do despacho de 16/09/1997 do presidente, Manuel Baeta que mandou emitir o alvará de licença de construção, com isenção de taxas.
Inconformado, o presidente da Câmara da Calheta recorreu, de novo, para o STA que, a 10 de Outubro último, negou provimento ao recurso.
“O acto de licenciamento de obras de construção e o respectivo alvará são realidades diferentes”, sumaria o acórdão do STA.
Os conselheiros lembram que, de acordo com um Decreto-Lei de 1991, ainda que haja aprovação da administração central, as obras de hotéis “estão também sujeitas a licenciamento municipal”. Diploma que reforça um outro de 1986 segundo o qual a aprovação dos empreendimentos turísticos não substitui o posterior licenciamento, pela Câmara Municipal competente, das obras de construção do empreendimento ou das respectivas obras de urbanização.
No caso do hotel ‘Calheta Beach’, entende o STA que “sendo o acto licenciador e o alvará que o titula realidades distintas, pode existir o primeiro sem o segundo, como pode haver alvará, onde falsamente se diga que ocorreu um acto licenciador quando tal não aconteceu. Havendo alvará a titular licença que não existe há que declarar a inexistência jurídica do acto de licenciamento de obras”, remata o acórdão.
A solução para que o hotel não seja demolido será um novo licenciamento.
A título de curiosidade, a escassos metros do ‘Calheta Beach’, o empresário Avelino Farinha está, neste momento, a construir um novo hotel com capacidade de alojamento de 200 quartos (181 quartos e 5 suites) e 14 apartamentos. O ‘Sàccharum Hotel -Marina, Resort & SPA’ representa um investimento elegível de 15,2 milhões de euros. O Governo Regional considerou que o novo hotel é um Projecto Estruturante Regional (PER). O que abre a porta a financiamentos públicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário