sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Jardim, Menezes, Ferreira Leite, 20 de Fevereiro, Zona Franca, ‘Ninho’ e baleias

DOSSIER WIKILEAKS
Por EMANUEL SILVA
A actividade separatista na Madeira em 1974/75, a pouco amistosa visita de Mário Soares e Ramalho Eanes a 23 de Outubro de 1976 e o apoio de Luís Filipe Menezes a Alberto João Jardim para concorrer à liderança do PSD, em Abril de 2008, são três dos assuntos abordados nos diversos telegramas da diplomacia norte-americana divulgados na plataforma do Wikileaks.
As revelações são sobretudo relativas ao período conturbado pós-25 de Abril de 1974 e delas constam o ‘caso Apolo’, os rumores de uma base de pesca da ex-URSS na Madeira, dificuldades no transporte aéreo na ressaca do 25 de Abril, os movimentos separatistas insulares, entre outros.
A maioria das mensagens é relativa ao período em que Henry Kissinger era secretário de Estado dos EUA (entre Setembro de 1973 e Janeiro de 1977), pelo que cobre os acontecimentos da revolução do 25 de Abril e o chamado 'Verão quente' de 1975. De resto, as referências à Madeira eclipsaram-se entre 1978 e 2007.
A 28 de Fevereiro de 2007 (com repetição a 18 de Janeiro de 2008, 21 de Janeiro de 2009 e 14 de Janeiro de 2010), a diplomacia norte-americana ‘reabre’ os telegramas para dar conta do regime fiscal favorável na Zona Franca da Madeira. Na altura, a Zona Franca tinha mais de 6.500 sociedades internacionais registadas.
A 22 de Outubro de 2007, um telegrama dá nota de que a madeirense Inês Fontinha, directora da instituição de acolhimento de prostitutas em Lisboa, ‘O Ninho’, tinha sido nomeada para o prémio internacional de mulheres de coragem.
A diplomacia norte-americana acompanhou, ainda, o encontro da Comissão internacional sobre Baleias, que teve lugar no Funchal em Junho de 2009. E deu nota, a 8 de Outubro de 2009, que dos 1530 casos de gripe das aves (H1N1) registados em Portugal apenas 1% eram referentes à Madeira. Nessa mesma data, um telegrama relatava as críticas de Manuela Ferreira Leite ao facto da Madeira estar a ser governada pelo mesmo homem há mais de 30 anos.
A 8 de Janeiro de 2010, a diplomacia dá conta de que os progressos são notáveis também na Madeira com uma rede de água potável que servia 90% da população.
O último telegrama divulgado pelo Wikileaks referente à Madeira é de 22 de Fevereiro de 2010 e dá conta da tragédia de 20 de Fevereiro que provocou 43 mortos e centenas de desalojados. A embaixada dos EUA solicitou ao governo norte-americano uma ajuda humanitária de 50 mil dólares.
Num passado mais recente, o nome de Alberto João Jardim apareceu num telegrama como aposta de Luís Filipe Menezes para a liderança nacional do PSD. O telegrama enviado pela Embaixada América de Lisboa, em Abril de 2008, é sobre a escolha de um novo líder para o PSD.
Sobre Alberto João Jardim, no telegrama é dito que Menezes “alegadamente” havia insistido para que Jardim se candidatasse, mas que o presidente da Madeira se recusou, a favor de Santana Lopes.

Curiosidade: Servidor na Zona Franca
Refira-se que a 10 de Julho de 2010 o maior servidor independente de Internet da Suécia, a Bahnhof instalou a sua base de clientes domésticos europeus no Funchal. A ‘Bahnhof, Unipessoal’ tem por objecto social o comércio, representação, distribuição, importação e exportação de hardware e software, produção e prestação de serviços na área da informática, programação, consultoria, processamento de dados, portais web e actividades relacionadas.
A representação no Funchal serve apenas de base de operações de clientes, aproveitando o regime fiscal privilegiado da Zona Franca. A Bahnhof ‘vende’ serviços de alta velocidade. Reclama para si um estatuto de 'independente', por não estar associada aos gigantes de telecomunicações.
Em 2010, 'emigrou' para as bases de dados da Bahnhof o polémico site Wikileaks, que se dedica à divulgação de documentos secretos.

Sem comentários:

Enviar um comentário