quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Obras no estádio dos Barreiros com luz verde para avançar já em Janeiro


Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

Alteração do contrato programa foi a solução. Consórcio Tecnovia/Zagope pronto para recomeçar a obra no início de 2014. Dois milhões e meio de euros permitem completar e abrir a nova bancada. Fica a faltar o visto do Tribunal de Contas.

Há luz verde para o recomeço das obras no estádio dos Barreiros. O Domínio Público apurou que o problema que levou ao recuo do processo, no último mês de Outubro, ficou resolvido com uma recente alteração ao contrato-programa tendo em vista o financiamento, da parte do Governo Regional, dos dois milhões e meio de euros necessários para completar e abrir ao público a nova bancada.

Ora, o consórcio Tecnovia/Zagope, que antes já estava recetivo a recomeçar os trabalhos, deu agora indicações claras ao Marítimo de estar preparado para dar sequência à obra, sendo o mês de Janeiro de 2014 a data apontada para que se reiniciem os trabalhos. Todas as mudanças no contrato programa tem agora de ser avalizadas pelo Tribunal de Contas, entidade que terá de dar o respetivo visto que permita o arranque das obras.

O Domínio Público sabe que Alberto João Jardim teve um papel decisivo nesta solução encontrada a um impasse que já durava há algum tempo. O presidente do Governo Regional terá dado instruções claras, quer ao secretário do Plano e Finanças, Ventura Garcês, quer também ao secretário da Educação e Recursos Humanos, Jaime Freitas, para que, em conjunto com as restantes partes, fosse encontrada uma alternativa que viabilizasse o regresso às obras no "Caldeirão".

O que muda no estádio
Os dois milhões e meio de euros vão permitir completar a bancada nova, nomeadamente na zona norte do estádio, em frente aos balneários. Ou seja, a parte da estrutura que falta será concluída. A par disso, é certo que toda a bancada nova, quer na zona central, quer nas zonas sul e norte, será integralmente coberta para conforto dos espetadores.
Depois de garantidas todas as condições ao nível de saneamento básico e da eletricidade, serão instaladas na nova bancada cerca de 5 mil cadeiras que vão permitir ao Estádio do Marítimo ter uma lotação aproximada de dez mil lugares.

Sem comentários:

Enviar um comentário