terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Rafael Kyrychenko dá concerto de piano dia 27 no Teatro Municipal



LUÍS ROCHA
O pianista Rafael Kyrychenko será, na sexta-feira, dia 27 de Dezembro, o protagonista de um recital que terá lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias, pelas 21 horas. Este momento musical encerrará as actividades desenvolvidas durante 2013 pela Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira (AACMM). Um ano marcante para esta agremiação, na medida em que nele se completaram duas décadas ao serviço da vida musical madeirense.
Conforme refere o director artístico e presidente da AACMM, o pianista, professor e musicólogo Robert Andres, este concerto vem reafirmar inequivocamente a preocupação da associação a que preside com o crescimento dos jovens talentos regionais. A
O jovem Kyrychenko, cujo talento musical se revelou desde tenra idade, é presentemente discente do último ano do Curso Profissional de Instrumentista no Conservatório/Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM). Obteve uma segunda oportunidade em dois anos, no âmbito da programação da AACMM, "para deste modo se marcar a sua inclusão num dos mais prestigiosos ciclos de piano em Portugal, EDP Piano, na Casa da Música do Porto".
No Funchal, Rafael Kyrychenko irá apresentar as mesmas obras programadas, pois, para a apresentação do dia 7 de Janeiro, na Sala Suggia daquela importante estrutura dedicada à música, no norte do país.
Com 17 anos de idade, Kyrychenko é um dos mais premiados pianistas portugueses em concursos nacionais e internacionais. Alcançou, no total, dois primeiros e sete segundos prémios. Já protagonizou múltiplas actuações na Madeira e no estrangeiro, tendo actuado três vezes com a Orquestra Clássica da Madeira. No recital do dia 27, apresentará um programa que coloca o piano em realce, sobretudo, como um instrumento romântico e expressivo. A receita líquida do evento, refira-se, servirá para a bolsa de apoio aos estudos deste jovem pianista no estrangeiro.
As obras que o público poderá ouvir serão a Sonata em Si menor K. 87, de D. Scarlatti, a Sonata Op. 57 'Appassionata' de Ludwig van Beethoven, Duas Rapsódias Op. 79 de Johannes Brahms, Variações sobre um tema de Corelli, de Sergei Rachmaninov, e a Sonata nº 4 de A. Scriabin.
Sublinhe-se que Kyrychenko terá um destaque importante, com a apresentação prevista para o início de 2014 na Casa da Música: os maiores intérpretes internacionais da actualidade apresentam-se lá regularmente, em recitais a solo, no ciclo EDP Piano. Pianistas lendárias como Elisabeth Leonskaja e Valentina Lisitsa apresentar-se-ão lá em 2014 pela primeira vez, a primeira tocando as três últimas sonatas de Schubert, e a última, artista exclusiva da editora Decca e fenómeno de popularidade nas redes sociais a nível mundial, dando o seu primeiro recital em Portugal.
Por outro lado, o pianista checo Lukás Vondrácek estreia-se a solo na Sala Suggia, apresentando obras com que venceu vários dos mais prestigiados concursos internacionais.
Kyrychenko reafirmará, pois, a tradição de se abrir este ciclo com um jovem pianista português de talento reconhecido.
Outros pianistas famosos que actuarão no ciclo que Rafael Kyrychenko abrirá no Porto serão Yundi, o mais jovem vencedor de sempre do concurso Chopin e artista da Deutsche Grammophon, Evgeny Bozhanov, premiado pela crítica alemã em anos consecutivos, e Grigori Sokolov, todos eles apresentando obras de Chopin nos seus programas. Nikolai Lugansky, considerado o legítimo herdeiro da tradição da Escola Russa entre a nova geração, apresentará transcrições de alguns dos maiores virtuosos do Romantismo.
Kyrychenko estará, pois, em boa companhia.
Nascido em 1996, iniciou estudos pianísticos aos cinco anos de idade, com Cristina Pliousnina. O seu primeiro concurso foi ganho apenas seis meses depois... A sua primeira vitória internacional foi alcançada aos oito anos de idade, no IV Concurso Internacional Vila de Capdepera, em Palma de Maiorca, em 2005. Desde então, acumulou prémios em concursos pianísticos internacionais no Fundão, em Paris, Chipre, San Marino, Nova Iorque, Estónia e Itália.
Tem também multiplicado as suas actuações em diversos eventos e em salas de vários países. Em Setembro de 2013, actuou no Festival de Música de Anghiari, na Itália.
Os bilhetes para este concerto têm um preço único de dez euros e estão à venda no Teatro Municipal. Sócios da AACMM, alunos do CEPAM e da DSEAM (ex-GCEA) têm entrada grátis.

Sem comentários:

Enviar um comentário