sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Indemnização de 20 mil euros a Jozsef Csaky deixa AGIM com "a corda ao pescoço"

Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

Antigo diretor técnico da Associação de Ginástica da Madeira (AGIM), Jozsef Csaky, ganhou processo no Tribunal de Trabalho de Funchal contra a AGIM, que agora é obrigada a pagar 20 mil euros de indemnização ao treinador, na sequência de salários em atraso. O valor é mais de metade do orçamento total para a época da modalidade.

Jozsef Csaky, o grande impulsionador da ginástica artística masculina na Madeira e um dos maiores responsáveis pela Região já ter tido um olímpico na modalidade - Filipe Bezugo -, esteve muitos meses sem receber salário da AGIM e por isso foi para tribunal contra o organismo, tendo levado a melhor no processo onde ficou acertado o pagamento de 20 mil euros de indemnização ao antigo diretor técnico do organismo regional, que agora é selecionador da Suécia.

A quantia definida no julgamento que decorreu em Dezembro, no Tribunal de Trabalho do Funchal, é mais do dobro do orçamento total da AGIM para esta temporada, que se cifra nos 35 mil euros. Sobram então apenas 15 mil, para todas as vertentes da ginástica, com destaque para a rítmica e a artística, que são as que movimentam maior número de ginastas. No total na Madeira são já 600 os atletas.

Esta redução drástica de 20 mil euros no orçamento está a ter implicações no dia-a-dia, da AGIM, criando sérias dificuldades ao organismo, em especial nas deslocações aéreas para as provas nacionais. Se antes os problemas já eram muitos devido aos cortes nos apoios impostos pelo Governo Regional, agora são ainda maiores, com menos atletas a viajarem ao continente por haver menos verbas disponíveis.

A ginástica rítmica é dividida entre o Marítimo e o Nacional em termos de atletas envolvidos, mas na ginástica artística o Nacional continua a ser o único clube da Madeira. O pequeno Rafael Sá é o grande talento da atualidade, sendo o único atleta madeirense que nos últimos tempos tem marcado presença em Campeonatos da Europa e é também o único com condições para participar em Campeonatos do Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário