quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Marítimo ganha "caso Souza" na FIFA e recebe 1 milhão e duzentos mil euros

Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

Marítimo tinha 40 por cento do passe do avançado, que passou pelos verde-rubros entre 2003 e 2006, e lucra com a transferência do jogador do Flamengo para o Panathinaikos, em 2008. Clube madeirense recebe mais de 1 milhão de euros.

É mais um exclusivo do Domínio Público. Seis anos depois, e segundo apurámos, o Marítimo ganhou o "caso Souza". Com 40 por cento do passe do avançado, o clube verde-rubro teria de receber a verba correspondente da venda do ponta de lança do Flamengo do Brasil para o Panathinaikos da Grécia, em 2008, mas o clube brasileiro nunca se mostrou interessado em cumprir com o pagamento aos madeirenses.

O caso terminou na FIFA e muito tempo depois surgiu a decisão que o Marítimo mais desejava. Ou seja, os verde-rubros recebem mesmo 1 milhão e 200 mil euros, verba que vem ajudar, e de que maneira, os cofres dos madeirenses.

Curioso é o facto de o Marítimo lucrar com um jogador que nunca vingou na Madeira. Em 2003/2004, o avançado sofreu um acidente que lhe impediu uma intensa atividade, e não foi além dos seis jogos realizados, com um único golo marcado. Já em 2004/2005, o ponta de lança fez só quatro jogos, todos em branco. Por entre empréstimos ao Goiás e ao Internacional do Brasil na última época no Marítimo Souza totalizou só um jogo realizado. Um dos momentos marcantes, mas pela negativa, foi uma grande penalidade falhada em Alvalade diante do Sporting.

Do insucesso em Portugal ao título de melhor marcador do Brasileirão
Depois do insucesso em Portugal, o sucesso no Brasil. No Goiás, Souza foi o melhor marcador do Brasileirão, e um verdadeiro ídolo para os adeptos, tendo rumado então ao Flamengo onde ficou duas épocas até à transferência para a Grécia. Depois do Panathinaikos, Souza voltou ao futebol brasileiro, primeiro para o Corinthians e depois para o Bahia, onde ainda se encontra. Clube onde é colega do ex-verde-rubro Rafael Miranda.

Recorde-se que Souza chegou à Madeira em 2003 acompanhado por Leo Lima (que o Marítimo venderia depois ao FC Porto) e ainda por Fábio Vidal.

Sem comentários:

Enviar um comentário