segunda-feira, 28 de abril de 2014

Equipa B do Marítimo em risco de descer de divisão


Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

Marítimo B só está dois pontos acima de um lugar de descida e nas últimas duas jornadas vai jogar com o líder (Moreirense) e vai à casa do Benfica B, que está no quarto lugar.

A derrota com o Braga B na última jornada e a vitória do Atlético sobre o Feirense veio colocar o Marítimo B numa posição muito delicada no que respeita à manutenção na Liga2 Cabovisão.

Os verde-rubros têm 42 pontos, só mais dois do que o Atlético, e, pior ainda, têm duas últimas jornadas com adversários muito complicadas. Assim, na próxima jornada, no domingo, às 16 horas, o Marítimo B recebe o Moreirense, que é, nada mais nada menos, do que o líder do campeonato. Nessa mesma jornada o Atlético vai à casa da Oliveirense (19º classificado).

Por fim, na última jornada, o Marítimo B acaba o campeonato em Lisboa frente ao Benfica B, atual 4º classificado, e o Atlético recebe o Porto B (2º classificado.)

Nos últimos dois jogos a equipa B foi reforçada com muitos elementos da equipa principal, mas os resultados não apareceram. Olhando à conjuntura das últimas duas jornadas, a tarefa dos verde-rubros liderados por Ivo Vieira não se afigura fácil, pese embora os madeirenses estejam com mais dois pontos do o Atlético.

Projeto mais difícil em caso de descida
Tendo em conta o crescente aproveitamento dos recursos da equipa B feito pelo Marítimo, política seguida há largos anos e com tendência a crescer cada vez mais face às dificuldades financeiras, uma eventual descida ao Campeonato Nacional de Seniores, poderia ter implicações negativas em todo o projeto formativo verde-rubro, já que desta forma iria ser mais difícil captar jovens talentos, olhando ao facto de a prova ser pouco apelativa.

Recorde-se, contudo, que antes da integração das equipas B´s na Segunda Liga, o Marítimo foi o único clube em Portugal que manteve o projeto, tendo estado largos anos na então II Divisão Nacional, sempre com sucesso já que foram muitos os jogadores que subiram ao plantel principal.

Sem comentários:

Enviar um comentário