quinta-feira, 10 de abril de 2014

Marítimo partiu mais vezes em vantagem antes de um dérbi na Choupana


Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

Só em 5 dos 15 dérbis na Choupana é que o Nacional partiu para o jogo com vantagem pontual sobre o Marítimo. Verde-rubros foram 9 vezes em vantagem para defrontar o rival em sua casa.

O Marítimo partiu mais vezes em vantagem antes de um dérbi realizado na Choupana. Ou seja, mesmo só tendo vencido duas vezes em jogos referentes à Liga, os verde-rubros chegaram quase sempre ao terreno do adversário em vantagem pontual, o que não acontece esta época.

Os verde-rubros foram nove vezes em vantagem para defrontar o rival em sua casa, sendo que os alvi-negros só por cinco vezes partiram para o dérbi na Choupana com mais pontos do que o adversário. Esta temporada é um exemplo disso, com a equipa de Manuel Machado a ter quatro pontos a mais.

Em 2010/2011, o Nacional estava oito pontos à frente do Marítimo antes de partir para o dérbi na Choupana, em 2008/2009 tinha mais dois pontos, em 2005/2006 mais 12, e, por fim, em 1988/1989 tinha mais 4.

Ao invés, desde Novembro de 2010, ou seja, há três anos e meio que o Marítimo não partia em desvantagem pontual sobre o Nacional antes da deslocação ao Estádio da Madeira. Na época passada, a equipa de Pedro Martins estava três pontos à frente antes do jogo (no fim os rivais ficaram com os mesmos pontos porque o Nacional venceu por 2-1) e na temporada anterior, também com Pedro Martins no comando, o Marítimo subiu à Choupana com 11 pontos a mais em relação ao rival. O resultado do jogo foi um empate a duas bolas.

Curiosamente, em território alvi-negro para a Liga só por uma vez é que os rivais partiram empatados para o jogo, o que aconteceu em 1990/1991.

Sem comentários:

Enviar um comentário