O Domínio Público é um projecto de jornalistas com provas dadas e uma experiência profissional de muitos anos. É a paixão pela informação que nos une.
terça-feira, 8 de abril de 2014
Resultados da última jornada reforçam a importância e a emoção no dérbi
OPINIÃO
Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA
E eis que, de repente, o dérbi do próximo sábado, às 16 horas, no Estádio da Madeira, ganhou maior emoção com os resultados do último fim-de-semana. O Nacional perdeu por 3-0 com o Vitória de Setúbal, com evidentes razões de queixa da arbitragem, e o Marítimo, mesmo com uma exibição pouco convincente, fez o que lhe competia: conquistou, em casa, a vitória por 1-0 sobre o Arouca, que luta para não descer.
O Marítimo reduziu de sete para quatro pontos a diferença para o rival e em caso de vitória na Choupana passa a estar a apenas um ponto de diferença dos alvinegros. Ao contrário, se a formação de Manuel Machado levar a melhor sobre a equipa de Pedro Martins, o Nacional distancia-se de vez dos verde-rubros e hipoteca a esperança europeia verde-rubra. Mas mais do que o campeonato interno, o importante mesmo é falar da luta europeia, que se encontra ao rubro.
Senão vejamos os próximos jogos de Nacional e Marítimo:
Nacional- 5º - 38 pontos
Marítimo (c), Paços de Ferreira (f), Sporting (c) e Gil Vicente (f)
Marítimo- 7º - 34 pontos
Nacional (f), Académica (c), Braga (f) e Rio Ave (c)
Ou seja, o Marítimo vai defrontar quatro adversários diretos na luta europeia, e embora a qualidade dos oponentes, caso consiga bons resultados vai tirar proveito no confronto direto. Já o Nacional tem a desvantagem de ainda ter de medir forças com um "grande", o Sporting, mas o jogo na Mata Real deverá também revestir-se de grande dificuldade tendo em conta que o Paços de Ferreira luta avidamente pela manutenção. Mas atenção: o Nacional continua com uma vantagem sobre o 6º, o Braga, de três pontos, e de quatro pontos sobre o Marítimo que é 7º.
O certo é que a conjugação de resultados da última jornada veio reforçar a importância do dérbi porque o Nacional não pode escorregar mais sob pena de comprometer o 5º lugar e o Marítimo vai jogar o tudo ou nada europeu na Choupana já que só a vitória interessa para alimentar o sonho. A emoção, essa, está garantida, com mais ou menos adeptos do Marítimo na bancada.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário