quinta-feira, 15 de maio de 2014

Marítimo subiu à 1ª Divisão Nacional há 37 anos

                                                                                                                                                                                   DR
Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

Faz hoje 37 anos que o Marítimo subiu à I Divisão do futebol português. Um momento histórico para o clube e para o desporto na Madeira.

A 15 de Maio de 1977 a Madeira fez história no futebol em Portugal através do Marítimo. Pela primeira vez, uma equipa fora do espaço continental ascendeu ao patamar mais alto do desporto-rei português. O "Caldeirão" dos Barreiros ferveu como nunca!

Num ambiente impressionante, e com uma casa lotadíssima nunca antes vista no Estádio dos Barreiros, escreveu-se uma das páginas mais bonitas da vida do clube. O Marítimo, com Pedro Gomes ao comando da equipa técnica, recebeu e venceu o Olhanense por 4-0, alcançado, assim, a tão ambicionada subida de divisão. Os golos de Norberto, de Nelson e de Arnaldo foram comemorados efusivamente pelos muitos madeirenes nas bancadas.

Já no torneio de apuramento, frente ao Riopele, mais um golo de Nelson consumou o título de Campeão Nacional da II Divisão.

 O feito da primeira subida à I Divisão surgiu na sequência da conquista da Autonomia, que possibilitou ao Marítimo beneficiar de um algum desafogo financeiro com os apoios provenientes do Governo Regional

José Miguel Mendonça, atual presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, era o presidente verde-rubro de então, tendo na altura feito uma aposta forte para que o Marítimo pudesse concretizar o sonho de chegar ao mais alto patamar do futebol português. Tudo num ano em que se comemorava os 50 anos da conquista do campeonato de Portugal.
 
A DESCIDA EM 1981 E O REGRESSO AO TOPO
 
Depois de quatro temporadas na I Divisão, e já sob a presidência de Nicolau Borges, o Marítimo acabou por voltar à Segunda Divisão Nacional em 1981, mas o infortúnio duraria apenas uma época já que na temporada seguinte, e com Honório Sousa como líder dos verde-rubros, o clube do Almirante Reis sagrou-se novamente campeão da II Divisão Nacional e subiu outra vez ao topo, ou seja, à I Divisão Nacional.

Em 1983 deu-se novo regresso ao campeonato secundário, com 1985 a marcar então um novo ciclo, ao consolidar de vez o Marítimo no escalão máximo do futebol em Portugal. António Henriques era o presidente da altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário