terça-feira, 24 de junho de 2014

Condutores com mais de 70 anos ‘condenados’ a conduzir com guia

Renovação obrigatória da carta de condução de dois em dois anos e atrasos no envio da nova carta fá-los passar meses na estrada apenas com guias provisórios…  e na contingência de pagar 30 euros se quiserem conduzir no estrangeiro.
Por EMANUEL SILVA
C. é um condutor madeirense que, por ter mais de 70 anos, tem de pedir a revalidação da carta de condução de dois em dois anos.
Para além dos necessários exames médicos, C. queixou-se ao ‘Domínio Público’ que ainda tem de esperar sete meses (foi esse o tempo da última espera) para receber o novo título de condução. A espera é tanta que, quando recebe a nova carta, já está a pensar em renová-la.
A longa espera deve-se aos atrasos na emissão da carta em Lisboa (Imprensa Nacional Casa da Moeda) e torna impossível conduzir fora de Portugal uma vez que apenas lhe é passado uma guia de condução que não é válida lá fora.
Se for de férias a Canárias e quiser alugar um carro, terá de pagar, antes, 30 euros ao ACP para lhe emitir uma licença para conduzir no estrangeiro pois a guia provisória emitida pela DRTT não lhe dá esse privilégio.
A licença apenas é válida fora do território nacional, para um período máximo de um ano se período inferior não constar da carta de condução que serviu de base à respectiva emissão.
Além disso, há um fadário burocrático para quem quer solicitar a licença internacional de condução. São necessários os seguintes documentos: Exibição do documento de identificação; Exibição da carta de condução válida ou da guia de substituição; Apresentação do Número de Identificação Fiscal; Duas fotografias actuais (tipo passe), a cores e de fundo liso e claro; Formulário Modelo 1 IMT.
Face aos cortes de pessoal no Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT), os motoristas, aquando da renovação da sua carta de condução, são obrigados a esperar meses pela nova carta. Tal demora leva a que, entretanto, a antiga carta caduque, e é-lhes entregue uma guia em substituição dessa carta de condução que caducou.
No continente, o drama coloca-se também aso condutores dos camiões TIR que fazem viagens transnacionais.
A guia que substituiu a carta de condução, só por si, não chega para os motoristas do sector internacional, pois estes têm que adquirir no IMT uma carta internacional, que custa 30 euros, para poderem conduzir no estrangeiro.
Em Janeiro deste ano, o PCP, via Assembleia da República, pediu explicações ao Governo (Ministério da Economia) inquirindo-o, formalmente (pergunta) sobre as medidas que tencionaria tomar para resolver a falta de resposta em tempo útil dos serviços na Renovação da Carta de Condução e suas consequências para os trabalhadores dos TIR.

Sem comentários:

Enviar um comentário