sábado, 7 de junho de 2014

«Marítimo não recebe nada com a saída do Nuno Rocha!»




Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

A garantia é de Paulo Teixeira, agente FIFA que trabalha em parceria com o empresário de Nuno Rocha, em declarações exclusivas ao Domínio Público. Artigo 6 do anexo 4 do Regulamento da FIFA invocado para a ausência de pagamento dos direitos de formação com a ida do jogador para o Craiova, da I Divisão da Roménia.

O Marítimo quer 400 mil euros pela saída de Nuno Rocha para o Craiova, mas a equipa de empresários que trabalha com o jogador não tem o mesmo entendimento.
«O Marítimo não recebe nada com a saída do Nuno Rocha! Porquê? Porque segundo o artigo 6 do anexo 4 da FIFA qualquer transferência feita para um país que pertença à União Europeia a formação é considerada extinta ao 21º ano de idade do jogador», garantiu ao Domínio Público Paulo Teixeira, agente FIFA que trabalha em parceria com João José Silva, empresário do jogador Nuno Rocha.

Ora, Paulo Teixeira lembra que Nuno Rocha já tem 22 anos desde o último mês de Março, ou seja, antes de o campeonato ter terminado. E vai mais longe. «Mesmo que o Marítimo tivesse direito a algum valor, que não o tem, a quantia seria de apenas 60 mil euros porque é a verba correspondente ao último ano de formação do país que ele vai, a Roménia, que, segundo a FIFA, corresponde à categoria 2.» Uma situação que de acordo com Paulo Teixeira nem se coloca visto que o jogador tem já 22 anos e não 21.

Mesmo assim Paulo Teixeira reconhece que a FIFA poderia eventualmente abrir uma exceção ao artigo 6 do anexo 4 referente à transferência de jogadores caso se prove que o jogador ainda não está formado, «o que não é, claramente, o caso», sublinhou o empresário, admitindo que se o Marítimo se sentir lesado poderá sempre recorrer à FIFA.

A outra forma de o Marítimo ter recebido com a saída de Nuno Rocha seria, segundo o responsável, se o jogador tivesse ido para outro clube português.
«Na carta que o Marítimo enviou ao jogador, era pedido à Liga o valor de formação para Portugal que era à volta dos 350 mil euros, mas como o clube é fora do país vale o regulamento da FIFA», assegurou, lembrando que mesmo para Portugal o valor podia ser diferente caso a Comissão Arbitral Paritária da Liga assim o entendesse.

NUNO ROCHA VAI GANHAR 8 VEZES MAIS NA ROMÉNIA

Nuno Rocha ganhava à volta de 1000 euros no Marítimo, verba à qual se somavam mais alguns objetivos, e com a ida para o Craiova da Roménia vai auferir um vencimento mensal oito vezes maior, ou seja, de 8 mil euros, uma verba que, segundo Paulo Teixeira, chegou a ser pedida ao Marítimo. «Fizemos essa contraproposta, já que a intenção do Nuno era permanecer na Madeira onde se sentia bem, mas nada se concretizou.

Sem comentários:

Enviar um comentário