sexta-feira, 18 de julho de 2014

CMF corta nos apoios à Regata de Canoas e há metade dos inscritos


Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA


Em causa está o apoio à participação que passou de 75 para 35 euros. A 11ª edição da Regata de Canoas Tradicionais da Madeira vai para o mar este domingo com metade dos participantes de 2013.



Será uma das edições menos participadas de sempre da já clássica Regata de Canoas Tradicionais. O motivo é simples. «Temos apenas 34 canoas inscritas porque a Câmara do Funchal reduziu drasticamente o valor do prémio de participação. Passou de 75 para 35 euros e o resultado está à vista», lamentou ao Domínio Público o presidente da Associação de Canoagem da Madeira Viriato Timóteo.

O dirigente recorda que a edição de 2013 contou com a participação de mais de 70 canoas, sendo que em 2010 o número ultrapassou mesmo a centena de inscritos. «Nós fomos informados pela autarquia de que haveria este corte e alertámos em devido tempo que isto podia acontecer mas quem paga, manda!», constatou o responsável, desejando que o evento seja bem sucedido mesmo com poucos inscritos.
«Espero que todos os participantes cheguem ao fim, que haja boa disposição, convívio e fair play, e que também se registe um excelente momento de competição.»

A Regata das Canoas é um reviver de tradições antigas e para Viriato Timóteo é importante para «a afirmação da nossa cultura e para manter o nosso património.»
 

Largada está condicionada pelos módulos para o cais de acostagem

A largada da prova é às 12 horas de domingo em frente ao cais do Funchal. «Largada que está condicionada pelos cubos/módulos para o novo cais de acostagem. Um tremendo obstáculo que estrangula a saída do porto», lamentou o presidente da Associação de Canoagem da Madeira.

Refira-se que no dia 3 de Agosto a Regata de Canoas Tradicionais realiza-se a norte da ilha, com saída do Seixal e chegada ao Porto Moniz. Um evento inserido na Semana do Mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário