quinta-feira, 24 de julho de 2014

Leonel Pontes: rigor, autoridade e muita atenção aos pormenores

                                                                                                                                                                   Foto: jornal O Jogo
Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

Ao fim de três semanas de trabalho, e depois uma semana de estágio em Lousada, o Domínio Público dá-lhe a conhecer o perfil de Leonel Pontes enquanto treinador principal de futebol.

Leonel Pontes traz consigo para o Marítimo a "escola" do mais alto nível e muitos princípios aprendidos quer no Sporting, quer na seleção nacional, onde o rigor é a palavra de ordem.

Segundo apurámos, o novo treinador tem se revelado próximo dos jogadores quanto baste e assumido uma postura bastante equilibrada, mas nunca permitindo o mínimo excesso dentro do balneário. Há quem diga dentro do plantel que Leonel Pontes é até mais rigoroso em relação ao que era Pedro Martins.

Um rigor acompanhado por autoridade, à semelhança, porventura, daquela que Paulo Bento tinha na seleção nacional. Ou seja, não há lugar a qualquer tipo de desvio ou alteração aos princípios defendidos pela equipa técnica para o grupo de trabalho.

Adjuntos preparam campo meia hora antes do treino

Para que todo o tempo de treino seja devidamente rentabilizado, Leonel Pontes impõe como regra que o momento em que os jogadores chegam ao relvado para treinar tudo já tenha de estar devidamente organizado. Para tal, os adjuntos são sempre os primeiros a chegar ao campo, sensivelmente meia hora antes da chegada dos jogadores, para que tudo esteja a postos no momento certo.

Os pormenores que podem fazer a diferença

Leonel Pontes tem se mostrado muito atento e exigente em relação aos pormenores, quer no que se refere a tudo o que envolve a equipa extra-campo, quer especificamente no trabalho de campo com os jogadores. Tudo conta para que o resultado final possa ser o melhor possível.  Nesse sentido, Pontes entende que os treinos à porta fechada podem ajudar, não só para tentar "blindar" o grupo de trabalho, como, principalmente, para aprofundar jogadas ensaiadas longe de eventuais olhares indiscretos.

Em termos logísticos, o novo treinador do Marítimo tem também feito um esforço para que tudo seja ainda mais funcional e menos burocrático de forma a que nada falhe ao plantel verde-rubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário