domingo, 10 de agosto de 2014

CDU e PCP/M compram nova sede no Funchal



Por LUÍS ROCHA

A Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta PCP e PEV, e o próprio Partido Comunista Português (PCP) têm uma nova sede na Madeira. Depois de muitos anos a ocupar um emblemático edifício na Rua da Carreira, Funchal, é tempo dos comunistas se mudarem para novas instalações, que, conforme apurámos, deverão ser oficialmente inauguradas em finais do próximo mês de Setembro (provavelmente dia 30) numa ocasião que, em princípio, contará com a presença do secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa.
Há cerca de seis meses que o PCP andava a manter discrição sobre a transferência de sede, enquanto decorriam obras numa antiga residência situada no nº 12 da Rua João de Deus, - a antiga residência do major Menezes, onde funcionou em tempos a Sala de Estudo Lusitânia, na qual múltiplos estudantes receberam explicações do militar reformado).
Situada frente à Escola Secundária Francisco Franco, a antiga moradia foi recuperada, beneficiando de condições privilegiadas para o partido desenvolver as suas actividades políticas. Albergará, ainda, o Centro Cultural Anjos Teixeira, que homenageia uma das figuras relevantes e impulsionadoras dos primeiros tempos do ensino superior de Artes na Madeira e que se encontrava, também, até agora inserido na sede na Rua da Carreira. Sob a orientação do escritor José Viale Moutinho, ali se organizaram exposições, conferências e debates. Passa agora também para a Rua João de Deus.
Conforme apurámos junto de Viale Moutinho, após residir alguns anos na Madeira, este mudou-se, no entanto, novamente para o Porto. Por essa razão, o Centro Anjos Teixeira não tem ainda, por enquanto, um coordenador. Mas nem por isso deixará de desenvolver actividades culturais, promete Leonel Nunes, "incluindo exposições sobre os mais variados temas da arte".
"Iremos definir quem fica com a responsabilidade de dinamizar o espaço cultural Anjos Teixeira", prometeu.
O principal motivo que determinou a mudança de sede da CDU e do PCP/M foi, de acordo com o nosso interlocutor, "um aumento estrondoso do valor da renda anual, que o projectou para valores insuportáveis".
De acordo com o histórico comunista, "tentámos chegar a acordo com o senhorio", visando preservar a sede do PCP-M desde há muitos anos. Mas não foi possível. Por isso, "adquirimos um novo espaço e procedemos à sua reconstrução, o que nos dá belíssimas condições para que o PCP continue a orgulhar-se da sede que tem aqui na Madeira".
A moradia na Rua João de Deus foi comprada "com uma grande ajuda da caixa central do partido". Leonel Nunes disse que, para ajudar ao investimento, serão desenvolvidas campanhas de solidariedade e mesmo entre amigos e simpatizantes do partido, visando ajudar a suportar "este empreendimento que tem uma dimensão notável, e no qual o PCP-M não contava envolver-se tão cedo... Mas antes isto do que estar a pagar uma renda exorbitante", referiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário