quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Marítimo reencontra Oliveirense, Nacional desde 2001 que não era eliminado tão cedo

OPINIÃO
Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

Por capricho do sorteio o Marítimo vai, curiosamente, reencontrar a AD Oliveirense na Taça de Portugal, agora na quarta eliminatória da prova. Na época passada os verde-rubros só conseguiram levar a melhor sobre esta modesta equipa de Vila Nova de Famalicão no prolongamento, com um golo de Luís Olim, que valeu uma vitória "arrancada a ferros" por 2-1.
 
A formação treinada por António Carvalho ocupa atualmente um modesto penúltimo lugar da Série B do Campeonato Nacional de Seniores, com apenas três empates em seis jogos realizados.
Tendo em conta que nesta quarta eliminatória há já três embates entre equipas da Liga (Olhanense-Braga, Guimarães-FC Porto e um emocionante "derby" entre Benfica e Sporting), o sorteio acabou por ser muito agradável para a equipa de Pedro Martins. Se bem que, a julgar pelos problemas da temporada passada, será certamente um erro pensar em desvalorizar o adversário, não fosse a Taça de Portugal pródiga em "tomba-gigantes".

Tendo em conta a grande competitividade do campeonato e o elevado número de equipas a lutar para tão poucos lugares europeus, a Taça de Portugal acaba por ser quase como uma via verde para a tão desejada Liga Europa. Depois de em 1994/1995, com o Sporting, e em 2000/2001, com o FC Porto, o Marítimo ter conseguido chegar à final do Jamor, será, certamente, com esse objetivo em mente que os verde-rubros vão encarar mais esta participação na competição.

Em  2012/2013, o Marítimo foi afastado nos oitavos de final pelo Vitória de Guimarães que acabou por vencer a prova, levando a melhor sobre o Benfica na final. Já o Nacional caiu aos pés do FC Porto na quarta eliminatória, alvinegros que há duas épocas conseguiram atingir as meias-finais, perdendo com o Sporting. Em 2008/2009 chegaram também às meias-finais mas não foram melhores do que o Paços de Ferreira.

Esta época o Nacional acabou "afundado" pelo Santa Maria, do Campeonato Nacional de Seniores, logo na terceira eliminatória, uma eliminação precoce dramática e que mereceu, aliás, um valente "puxão de orelhas" de Rui Alves aos jogadores tendo em conta as ambições do clube na prova. Aliás, há 12 anos que o clube da Choupana não saía tão cedo da Taça. A última vez que o Nacional não chegou, sequer, à quarta-eliminatória foi em 2001/2002, tendo perdido com a Académica na terceira-eliminatória.



Sem comentários:

Enviar um comentário