sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Invasão do PND ao ‘JM’ julgada em Dezembro

'JM' pede indemnização de 20 mil euros por danos patrimoniais e não patrimoniais

Por EMANUEL SILVA
O Tribunal Judicial do Funchal já agendou cinco sessões de julgamento dos oito elementos afectos ao PND que, a  28 de Setembro de 2011, numa iniciativa de campanha eleitoral, invadiram o ‘Jornal da Madeira’ (JM). As sessões estão marcadas para 29 de Novembro, 5,6 e 12 de Dezembro.
Em causa está a invasão protagonizada por Márcio Amaro, Dionísio Andrade, Baltasar Aguiar, Joel Viana, Hélder Spínola, Gil Canha, Eduardo Welsh e António Fontes ao edifício situado na Rua Fernão de Ornelas.
A iniciativa partidária visava denunciar "a batota eleitoral" promovida por um jornal que "custa ao erário público pelo menos 4 milhões de euros" por ano. Como se tratava de uma "empresa pública", que "vive à base de dinheiros públicos" e como "também eram pagadores de impostos", os elementos do PND consideraram que "tinham todo o direito de lá estarem enquanto quisessem".
A acção teve início de manhã e prolongou-se por todo o dia, tendo os elementos afectos ao PND permanecido ‘barricados’ no corredor do edifício durante todo esse tempo.
O JM constituiu-se assistente no processo e deduziu um pedido de indemnização de 20 mil euros, "por danos patrimoniais e morais".
O julgamento deveria ter arrancado a 20 de Junho último mas, na altura, foi adiado.
No pedido de indemnização deduzido, o JM justifica-se com o facto de ter sido "obrigado a contratar uma empresa de segurança privada para garantir a segurança das suas instalações, de forma a que os arguidos ou outras pessoas a seu mando não repetissem a mesma actuação". O serviço de segurança à porta terá custado 1.340 euros e manteve-se entre 30 de Setembro e 10 de Outubro de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário