terça-feira, 26 de novembro de 2013

Luciano Lombardi em recital de guitarra clássica na CMF



Por LUÍS ROCHA

A iniciativa é da Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira, e realizar-se-á no próximo domingo, dia 1 de Dezembro, nos Paços do Concelho do Funchal.

Um programa ecléctico para os apreciadores de música erudita e, particularmente, desse instrumento fascinante que é a guitarra clássica, é o que propõe a Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira (AACMM), uma das mais prestigiadas instituições de divulgação da música erudita na nossa Região, com um importante papel também no apoio a jovens músicos talentosos.

A comemorar 20 anos de actividade, sob a excelente direcção do professor, musicólogo e pianista Robert Andres, de origem croata mas a residir no Funchal há muitos anos, e um autêntico amante da música que nunca desarma, a AACMM tem provas dadas. E continua a mostrar uma invejável dinâmica, mau grado as dificuldades, num momento em que muitos agentes culturais acusam os efeitos nefastos da crise económica e financeira e o panorama cultural madeirense se ressente em muitos aspectos.

Desta feita, a aposta, para o recital de domingo, 1 de Dezembro às 18 horas, na sala da Assembleia Municipal da Câmara Municipal do Funchal, assenta sobre os ombros do músico italiano Luciano Lombardi.

Será ele o intérprete de obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750), nomeadamente a Chacona em Ré menor BWV 1004; de Niccoló Paganini (1782-1840, extraordinário compositor e violinista), no caso, a Grande Sonata em Lá Maior; de duas peças de Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968), a 'Canción sul nome di Alirio Diaz', Op. 170 nº40 e a 'Tarantella', Op. 87a; e, finalmente, do notável Joaquin Rodrigo (1901-1999), 'En Los Trigales' e 'Invocation et Danse'.
A finalizar o concerto, o protagonista interpretará uma antologia latino-americana de cinco peças populares.

Os bilhetes para este acontecimento musical podem ser obtidos na CMF, no dia do concerto, a partir das 17 horas. Custam dez euros por pessoa, mas os sócios e os alunos do Conservatório/Escola Profissional das Artes da Madeira Eng. Luíz Peter Clode (CEPAM) e do DSEAM (ex-Gabinete Coordenador de Educação Artística), apresentando o cartão de aluno, verão a entrada ser-lhes franqueada, gratuitamente.

Actualmente docente no CEPAM, onde lecciona guitarra, nem por isso Luciano Lombardi deixou de desenvolver uma sólida carreira concertística internacional, granjeando o aplauso do público e da crítica. Nascido em Piombino, Itália, no ano de 1963, estudou com o célebre Alirio Diaz, que o definiu como artista e virtuoso, e do qual se tornou colega e assistente.
O mais alto grau académico em guitarra clássica foi-lhe concedido pelo Conservatório de Santa Cecília, de Roma. Com Julian Bream e Pepe Romero, aperfeiçoou-se posteriormente, em Florença. Frequentou ainda o Laboratório de Informática Musical de Jean-Baptiste Barriére e Xavier Chabot, do IRCAM de Paris, e estudou música para bandas sonoras cinematográficas com o extraordinário e conhecidíssimo Ennio Morricone, na Accademia Chigiana de Siena.
Ponto marcante no início da sua carreira como guitarrista foi a vitória obtida em diversos concursos internacionais para jovens intérpretes em Itália, como Ancona, Recanati, 'Trofeo Pietro Napoli' de Livorno e Sassari.

No seu currículo contam-se ainda várias masterclasses de guitarra, em locais tão diversos como Ponta Delgada, Eboli ou Praga. Integrou também júris internacionais de guitarra e de música de câmara.

A AACMM prossegue assim, de forma sólida e desafiadora, a sua temporada, afrontando as 'intempéries'. Entre as tempestades de más notícias que se abatem constantemente sobre os portugueses em geral e às quais os madeirenses não escapam, é bom poder contar com esta dinâmica cultural com concertos de qualidade. O espírito atormentado dos contribuintes sempre pode descansar, pelo espaço de uma apresentação, e por um preço módico. A continuar a acompanhar com muita atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário