quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Governo Regional deixa SAD do Marítimo em Janeiro depois de 15 anos como grande accionista


Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

Assembleia Geral  (AG) da SAD do Marítimo marcada para 17 de Janeiro de 2014 vai oficializar o fim da participação do Governo Regional no capital social da SAD verde-rubra. Executivo tinha 40 por cento das ações.

A convocatória para a AG foi anunciada no Jornal Oficial da RAM (JORAM) no último dia 13 e apesar de não referir concretamente o abandono da participação do Governo Regional na SAD do Marítimo, o Domínio Público sabe que tal vai mesmo acontecer no dia 17 de Janeiro de 2014.

Para tal, será feita uma "engenharia" financeira executada em diversas fases e que, em traços gerais, vai permitir ao Marítimo baixar o valor das ações de 5 euros para apenas 10 cêntimos (capital social será inicialmente reduzido de 2.5 milhões de euros para 50 mil euros).

O passo dois passa pelo aumento do capital social de 50 mil euros para um milhão de euros mediante novas entradas em dinheiro e perante a emissão de 9.5 milhões de novas ações que serão subscritas pelos acionistas da Sociedade. As ações de categoria A serão subscritas pelo CS Marítimo e as de categoria B referem-se a todas as outras ações.

De acordo com os dados recolhidos pelo Domínio Público, o Governo Regional já vai ficar de fora deste segundo passo, sendo que a redução do preço das ações tem por objetivo permitir ao Marítimo comprar os 40 por cento das ações que o Governo Regional tem no capital social da SAD, a um verdadeiro "preço de saldo" já que foi feita uma redução de 5 euros para apenas 0.10 cêntimos por cada ação.

O capital social passa a ser de um milhão de euros e vai ficar dividido em 10 milhões de ações com o valor nominal de 0.10 cêntimos cada. A solução agrada a ambas as partes.

                                                                                                                       DR
SAD começou em 1999 pela mão do Governo Regional
A SAD do Marítimo nasceu em 1999, com o Marítimo a ter 40 por cento do capital, assim como o Governo Regional com outros 40 por cento. Os restantes 20 por cento são divididos pelos pequenos acionistas. O abandono do executivo vai, assim, acontecer quase 15 anos depois do arranque da criação da SAD verde-rubra liderada por Carlos Pereira.
Em 2008, Alberto João Jardim anunciou publicamente a intenção do Governo Regional abandonar a participação nas SAD´s (Marítimo, CAB, Madeira SAD e Hóquei do Porto Santo), mas a verdade é que a avaliação feita às diversas SAD´S foi (e está a ser) morosa.

A saída do capital social da maior SAD da Madeira, o Marítimo, já em Janeiro de 2014, poderá abrir caminho para as restantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário