domingo, 27 de abril de 2014

«O futuro passa por voltar ao FC Porto»


Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

Djalma chegou bem jovem à equipa B do Marítimo em 2006 contratado ao Alverca e não tardou até dar o salto para o plantel principal. Sebastião Lazaroni foi o grande responsável pela afirmação do extremo que depois de cinco épocas na Madeira rumou ao FC Porto. Numa entrevista exclusiva ao Domínio Público, o internacional angolano fala do que falhou nos dragões, mas, por ter ainda mais um ano de contrato, acredita que poderá voltar a ser aposta. Djalma também não fechou as portas a um possível regresso ao Marítimo.

- Chegou pela primeira vez à Madeira com destino à equipa B do Marítimo em 2006 e não tardou até que "saltasse" para a equipa principal. Recorde-nos essa transição.
- Quando cheguei ao Marítimo B era o João Luís o treinador. Ao principio foi difícil como qualquer mudança. Fiz alguns jogos na equipa B e o treinador principal, que era Ulisses Morais, começou a dar-me oportunidade de ir fazendo com alguma regularidade treinos com a equipa A. Até que chegou Alberto Pazos, que foi quem me deu a oportunidade de me estrear na Primeira Liga Portuguesa.

- Na época seguinte, com Lazaroni, já fez alguns jogos na Liga, mas foi mesmo na temporada seguinte que "explodiu", tendo marcado 6 golos no campeonato e feito muitas assistências. As duas épocas seguintes foram então de confirmação. Como foram esses anos no Marítimo?
- Posso dizer que Sebastião Lazaroni foi peça determinante na minha afirmação no Marítimo. Sempre acreditou no meu valor e, com merecimento, foi me dando oportunidades! As épocas no Marítimo foram muito boas! Sendo novo tive a oportunidade de aprender com grandes profissionais que por ali passaram! Sempre lutámos para lugares europeus, por isso havia muita ambição em todos os grupos de trabalho!

- Quais foram as melhores recordações que guardou do Marítimo?
 - Tenho grandes recordações do Marítimo, por isso é difícil dizer apenas algumas. Estive cinco anos no Marítimo e lá me tornei profissional e aprendi muito para a vida!

- Quando acabou o contrato não quis renovar pelo Marítimo, e depois de ter rejeitado uma proposta do Sporting, rumou ao FC Porto com um contrato de cinco épocas. Na primeira temporada, tudo lhe correu bem mas na segunda deixa de ser opção. O que se passou?
-É verdade que acreditava que pudesse ter mais espaço depois da uma época ter corrido bem. Mas assim não foi, quando o treinador me informou que iria ter menos oportunidades, que seria mais difícil ir ao jogos, mesmo sem a Liga ter começado! Entendemos que seria melhor outra solução de forma a que pudesse dar continuidade ao que gosto de fazer, que é estar dentro das quatro linhas.

 - Qual é o sentimento por estar já, pela segunda época consecutiva, na condição de emprestado pelo FC Porto?
- Claro que me sinto triste. Voltar a fazer parte do plantel faz parte da minha ambição!

AS DUAS ÉPOCAS NA TURQUIA

- Como foram as últimas duas temporadas na Turquia, primeiro no Kasimpasa, e depois no Konyaspor?
- No Kasimpasa as coisas correram muito bem, tive a oportunidade de jogar muitos jogos, numa liga nova, numa equipa que tinha subido à Primeira Liga turca e terminámos a época em 6º lugar! Este ano as coisas não começaram tão bem porque demorei a ter colocação. Mas depois as coisas começaram a melhorar. As pessoas do clube dão-me muita confiança e gostam muito do meu futebol!

- O futuro passa por onde?
- O futuro passa por voltar ao FC Porto. Será uma nova temporada e serei informado a tempo de que rumo as coisas irão tomar. Mas o meu desejo e voltar a competir pelo FCP.
 
- Como viu, à distância, a época do FC Porto?
- Sei que na próxima temporada o FCP estará mais forte. E não irá cometer os mesmos erros da época que agora termina.

«OS ADEPTOS DO MARÍTIMO SÃO A ALMA DO CLUBE»

- E a época do Marítimo, o que acha que falhou?
- Acompanhei os resultados. Posso dizer que o Marítimo tem uma equipa forte e que em alguns momentos não teve a sorte do seu lado. Mas sempre apresentou bom futebol.


- Quer deixar uma mensagem aos adeptos do Marítimo?
- Deixo o meu muito obrigado a todos os adeptos do Marítimo e quero dizer-lhes que eles são a alma do clube!!

- Gostava de voltar a jogar no Marítimo?
- Voltar? Eu tenho grandes ligações com a ilha da Madeira. Foi lá que me fiz homem e profissional. Se as coisas se proporcionarem porque não! Sem dúvida alguma que me sentiria em casa!

Sem comentários:

Enviar um comentário