sábado, 11 de outubro de 2014

Filipe Neto tem 18 anos de carreira e o nível 3 de treinador

                                                                                                                     
Por SÉRGIO F. TEIXEIRA

Filipe Neto é o novo treinador da equipa B do Marítimo. O Domínio Público dá-lhe a conhecer a carreira do treinador de apenas 37 anos, mas já com 18 de experiência.

Foi em 1996/1997 que Filipe Neto começou a treinar, como treinador principal da equipa de juniores do Canicense.
Seguiu-se um novo desafio, agora no Xavelhas, na altura, na Série Madeira, sempre como treinador principal. Deixando o comando técnico e passando para número 2, como adjunto, Filipe Neto rumou então ao Pontassolense, a disputar, então, a II Divisão B, tendo sido o braço direito de Vítor Miguel.

No concelho logo ao lado, na Ribeira Brava, Neto viria a permanecer mais algum tempo, tendo sido adjunto de dois diferentes treinadores: Carlos Graça e Joaquim Rodrigues, duas épocas com cada. Na Ribeira Brava, Filipe Neto foi também coordenador técnico e treinou todos os escalões de formação do clube, desde as escolinhas até aos juniores.

A ida para o Marítimo aconteceu em 2012, como adjunto de Ivo Vieira, aquando do ingresso do atual adjunto de Leonel Pontes no clube verde-rubro. Com a subida de Ivo Vieira esta época para o plantel principal, e com a contratação de Carlos Graça para treinar a equipa B, Filipe Neto manteve-se nas mesmas funções.

Nível 3 na "bagagem"

Curiosamente, Filipe Neto tem um nível acima do seu antecessor na equipa B, Carlos Graça, de quem foi adjunto. Ou seja, o nível 3, que permite mesmo ser adjunto na Primeira Liga. Nota ainda para o facto de o novo treinador da equipa B do Marítimo também ter sido jogador. Jogou até aos iniciados no Ribeira Brava e dos juvenis aos juniores no Pontassolense.

Sem comentários:

Enviar um comentário